Limpando o closet e blabláblá

Dicas, achados e um monte de conversa fiada.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Organização de closet, armários e afins.


Se você é como eu, então, já vasculhou toda a internet atrás de soluções mirabolantes para limpar, organizar e não perder o controle de tanta tralha que se junta nessa vida. 
E desafortunadamente, também chegou a mesma conclusão que eu: não existem soluções mirabolantes e o que funcionou maravilhosamente para uma pessoa não funciona para você, nem com reza braba.  

Primeira dica e confesso, super batida: desapegar

Reduzir é a palavra chave. Já reparou como é muito mais fácil organizar pouca coisa? 


Só que quem tem pouca coisa não precisa de dicas, convenhamos. 

Mesmo assim, reduzir é palavra chave. Se você tem muito e não quer desapegar de tudo, é justamente quando precisa manter o controle do "estoque" e administrar o caos. 

Só posso falar por experiência própria e é o que eu gosto. Então, o que eu faço? Verifico e separo. Tudo o que for usado, com cara de usado, vai para doação. Algumas peças em especial são reaproveitadas, mas via de regra, o caminho é doação. Tem uma roupa que você ama mas está mais do que velha/batida/desbotada/pequena/apertada/larga? Jogue em uma sacola e esconda de si mesma. Jamais, eu disse, jamais olhe o que você colocou na sacola. Se você voltar a ver a peça, não vai se desfazer dela. Quando a sacola estiver cheia, leve correndo para a pastoral ou qualquer outra entidade que aceite a sua doação. Algumas cidades tem o mensageiro (serviço maravilhoso). 

E assim, as peças mais usadas já encontraram seu destino. Aliás, a doação é a melhor forma de controlar o volume de coisas na sua casa. Eu já doei louças, eletrodomésticos, travesseiros, almofadas, brinquedos, livros...e mais um monte de coisas que perderam a utilidade na minha casa. 

No meu caso, porém, as roupas, sapatos e bolsas novas - comprei e nunca usei ou usei uma vez e descobri que comprei porque tinha alguma ideia imbecil na cabeça e nenhum juízo - eu anuncio no Limpando Closet Bazar


Outra forma de vender, mesmo a preços simbólicos já que o objetivo é se desfazer, é o mercado livre - eu uso - e outros sites do gênero. Mas tenha consideração pelo seu comprador, não venda o que poderia ser doado, não omita informação  sobre o estado real do produto, não objetive o dinheiro apenas, o mercado de usados faz as energias circularem. Desentralhar sua casa faz as energias boas circularem e dá espaço ao novo. 


Algumas pessoas falam no critério de seleção "um ano". Se tem um ano e não foi usado ainda, pode ser objeto de desapego. Quando eu fiz isso, me arrependi...rsss. Depois fez falta. Então, comigo esse critério não cola. 

Sabe um segredo? Você tem que saber quem é e o que gosta, de verdade, o que precisa e o que é importante para você. Depois disso, desapegar é moleza. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário