Limpando o closet e blabláblá

Dicas, achados e um monte de conversa fiada.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Organizando o closet


A grande sacada, na minha opinião, é saber o que você tem, o espaço que você dispõe e quais são as suas necessidades. Ou seja, conhecer a si mesmo e a sua casa. 

Não adianta nada querer seguir as dicas e orientações de sites sobre organização e arrumação de armários e outros se ela não se adapta a sua realidade. 

Eu tenho um closet: o ideal seria fazer um móvel sob medida, mas e se eu me mudar? Então, decidi não gastar toda a grana do móvel planejado e organizar do jeito mais barato. 

A questão é observar o exemplo alheio e adaptar. 
Eu, por exemplo, nunca consegui usar as tais colméias:
Não existe colmeia nem gaveta grande o suficiente para o que eu tenho. Feliz de quem pode. Eu simplesmente uso uma gaveta para cada tipo de peça: meias, sutiãs, polainas, etc.

No caso dos sapatos, por exemplo, tentei eu adquirir uma "sapateira" fechada para evitar a poeira:

A desgraça chegou em casa e descobri que não cabem todos os meus sapatos! 

Primeira dica: reduzir. Separei os pares mais velhos e coloquei fora. Separei os pares novos nunca usados e dessa vez, dei de presente. Mesmo assim, os que sobraram não couberam no móvel. 

Eu calço 40, você acha fácil achar sapato bonito nesse tamanho? Pois não é. A não ser os sapatos de vovó, nesse tamanho a oferta é pouca e sempre compro vários pares quando encontro porque posso não encontrar nada por muito tempo. Por isso, reduzir não teve muita efetividade mas foi válido. Reduzir implica em rever o que você tem, saber o que você tem e descobrir o que você usa e o que não deve mais ser guardado. Se você achou algo que nem sabia que tinha é porque não precisa, não se importa e pode mandar embora.   

Voltando aos meus sapatos, comprei uma estante de metal, bem simples (e feia):

E guardei os sapatos nas suas respectivas caixas, empilhadas. Tem gente que critica, mas acho econômico, prático e seguro. 
Quando você compra o sapato, a caixa vem junto, de graça. Geralmente a caixa tem um furinho redondo que ajuda a ventilar. E tem papel de seda. E é do tamanho certo. Eu acredito que o papel absorve a umidade muito melhor do que as caixas de plástico ou acrílico vendidas por aí, e mantém o sapato livre de mofo e poeira. Claro, lembre-se de guardar o sapato limpo e seco. E se ele criar mofo, é porque você guardou úmido ou não usa, então, doe, não fique guardando sapato velho. Se é o seu sapato queridinho guardado para ocasiões especiais, ele também merece uma visita de vez em quando para saber das suas condições de armazenamento.

Eu sei qual par está em qual caixa porque associei o sapato à caixa quando comprei, mas estou quase chegando no nível de  colocar fotos nas caixas (não tive tempo), achei uma ideia genial:


Tudo é uma questão de adaptar 
à própria realidade. Não tem segredo, apesar de existirem pessoas incapazes de saberem o próprio tamanho, as próprias necessidades e o que dispõem de espaço e dinheiro. 

Logo, logo vou mostrar a minha organização em fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário