Limpando o closet e blabláblá

Dicas, achados e um monte de conversa fiada.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Marfim x Elefantes


        Hoje eu vi um anúncio que não gostei. Me fez pensar. Em nome da moda, do que é bonito, a gente esquece das consequências dos nossos atos. 

          Vamos por partes, esclarecendo:

      Estava eu navegando no enjoei e pensando nas poucas vendas quando me deparo com o anúncio:

Olhei e pensei, muito bonita. 33 pessoas Yeyezaram que é o equivalente ao "curtir". Daí caiu a ficha. 
Marfim vem dos elefantes. Se é marfim foi arrancado de um elefante. 


Todo mundo sabe que estamos dizimando os elefantes e que ninguém come carne de elefante, só mata, arranca as presas de marfim e larga lá, a carcaça. 



E mesmo assim, 33 pessoas curtiram e uma está vendendo. 
Vc compraria?
Eu não. 


Tive vontade de deixar uma mensagem para a vendedora, uma crítica. Mas preferi vir aqui no meu blog e me manifestar abertamente.



Não compre. Não incentive a matança de um animal que tem seu valor no universo e cujo único interesse que desperta no homem é o dinheiro que o marfim pode gerar. Além disso, não vi ninguém criar elefantes.

Pode ser que alguém diga, o animal já foi morto, a pulseira já foi feita, agora já era, não faz diferença. Faz sim. Quando uma coisa tem que cessar, ela deve cessar já. Total e completamente. Não existe "quase" ou "mais ou menos" para certas coisas, ou é já e total ou não é nada. 

Não sou radical. Adoro couro, compro mesmo, sapatos e bolsas. Mas só de gado. Couro de jacaré, avestruz e outros exóticos, não obrigada.
 
Já me criticaram, matam as vacas para se fazer sapatos e bolsas, mas daí, eu explico: bobinha, as vacas (gado em geral: boi, terneiro, vaca) morrem de qualquer jeito porque comemos elas todos os dias. A gente cria gado para isso. Eu mesma tenho uma amiga que cria, compra e vende gado de corte. E meu pai que tem uma chácara. E uma filha vegetariana desde os cinco anos. 
Por isso, vou te dar informações reais sobre o gado. 

A carne vale muito, o couro não vale nada. Pra se ter uma idéia, o couro de uma vaca era vendido a R$25,00. Enquanto que a carne é paga por peso. Assim, se ganha muito mais com a carne do que com o couro. O preço do couro só aumenta quando entra no curtume. E o preço do produto de couro pronto só sobe muito com uma marca. Não é raro encontrar bolsas e sapatos de couro, relativamente baratos. Dou um exemplo: comprei uma bolsa de couro sem marca e paguei R$150,00, enquanto que, comprei outra bolsa de couro que me custou R$900,00 porque, não só era linda, como da Carmen Steffens (rsss).

Eu devia parar de comprar couro de gado? Bom, se metade da população parar de comprar carne de gado, talvez eu pensei nisso. Antes não, porque ninguém cria gado para vender o couro e deixar a "carcaça" apodrecer.

Digo mais, já parou pra pensar na sua alimentação? Já cansei de ouvir a grande verdade de que se não tem carne, não tem comida. E já senti na pele a dificuldade de alimentar quem não come carne.


Então, minha filha é vegetariana. Ninguém tem noção do que é viajar com ela. Ou alimentar o bichinho...rsss. Nunca foi fácil.
Lembro bem das viagens e de muitos pequenos problemas que só demonstram o quanto podemos ser ignorantes e hipócritas. Por isso, as minhas escolhas.


Vou contar alguns percalços que enfrentei: lembro bem quando estávamos em Santa Catarina, em uma rodoviária, já não lembro pra onde íamos ou se voltávamos, mas minha filha teve fome. Saímos em busca de comida. Sabe a única coisa que não tem carne nos lanches? os doces. Só. Só! E ela estava enjoada de doces. Terminou comendo salgadinhos chips, que eu não recomendo, muito sódio e muita gordura. Mas era isso ou passar fome. E, no final, ela ficou enjoada no ônibus (que dúvida).

Em outra oportunidade, fomos almoçar e pedi PF's eram bons e baratos. Pedi para a garçonete que não colocasse bife no prato da minha filha, nem carne. Quando os pratos vieram, eram todos iguais, com um bife e mandioca com molho de carne moída. Reclamei e a estúpida e imbecil da garçonete simplesmente tirou o bife do prato. Resultado? minha filha não comeu porque o caldo da carne já tinha escorrido pelo resto da comida. Sem contar o molho de carne moída da mandioca.   

E teve aquela vez, que ela mesma gosta de contar porque não faz muito tempo: ela pediu o que tinha para comer, sem carne, e a atendente respondeu que tinha enroladinho de salsicha, pastel de frango e alguma outra coisa com queijo e presunto. Ou seja, sem carne não tinha nada (risos). Pode isso?

Daí que minha opinião é bem embasada, marfim eu não compro, não quero incentivar a matança de elefantes. 

Procuro não ser hipócrita e não como carne de ovelha, cordeiro, avestruz (carne muito dura), coelho, pomba (quanta gente é fã de pomba com polenta...rss), nem compro produtos de pele de chinchila, coelho, etc ou de couro de animais exóticos. 


Sou a favor da utilização do animal inteiro e não somente uma parte. E mesmo assim, gosto de frango e peixe. 
Olha só, pobre da vaquinha...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário