Limpando o closet e blabláblá

Dicas, achados e um monte de conversa fiada.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Dica: reutilização


Um dos famosos três "R" é o da reutilização. 
Conforme o site da Wikipédia, os conceitos de reciclagem e reutilização, são os seguintes:

"A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar 

o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-

prima para um novo produto. "

"Reutilizar é usar um produto mais do que uma vez, 

independentemente de se o produto é utilizado novamente 

na mesma função ou não. Em contrapartida, a reciclagem 

consiste na reintrodução do produto no sistema produtivo, 

dando origem a um produto diferente do inicial, ou seja, 

serve apenas de matéria prima. A reutilização por si só não 

resolve os problemas relacionados com os resíduos, mas dá 

um contributo enorme na sua gestão, por aproveitar matéria 

prima que de outra forma seria acondicionada em aterro ou 

queimada, e, por outro lado, diminui a necessidade de nova 

exploração de recursos naturais que seriam necessários para 

a produção de bens e produtos."

Ter conhecimento desses conceitos simples não é 

fundamental, mas é cultura e tem seu grau de importância. 

Mas vamos ao assunto:


Viu a cúpula desse abajour? Era meu vestido favorito.  Achei meio velhinho para anunciar no brechó, já que usei muito. Achei meio velhinho para eu continuar usando. E simplesmente me desfazer dele era tão difícil... que resolvi forrar as cúpulas com ele. 
Fazia tempo que eu queria mudar a forração das cúpulas mas não tinha encontrado nenhum tecido realmente bonito ou que combinasse. Resolvi unir o útil - reutilização - ao agradável - novas cúpulas - e acho que deu muito certo. 


Não fiz um PAP mas o serviço é extremamente simples. Basta ter uma cúpula (ou duas, no meu caso), tecido e cola. O importante é que o tecido tenha algodão porque cola mais fácil. Na net tem vários PAP's, inclusive em vídeo:

Minha receita só tem uma diferença, eu uso termolina leitosa sobre a cúpula já com o tecido colado. A termolina retira as bolhas de ar e impermeabiliza, fica mais fácil de limpar. A aplicação é super fácil, basta um pincel e não precisa aplicar muita quantidade, só espalhar bem. 

Boa dica de reutilização, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário